terça-feira, 19 de junho de 2012

Debate Contemporâneo


"Enfatizar uma perspectiva de longo alcance não significa que ignoremos o "aqui" e "agora". Pelo contrário, o motivo pelo qual devemos nos interessar por um horizonte muito mais amplo que o habitual é para poder conceptualizar de maneira realista uma transição para uma ordem social diferente a partir das determinações do presente. A perspectiva de longo alcance é necessária porque a meta real da transformação só pode estabelecer dentro de tais horizontes." (Mészáros, 2003, p. 122).
Faz-se fulcral que o Assistente Social, não perca a dimensão política da profissão, não se deixando levar pelas amarras dos “jogos políticos” tão presente na sociedade capitalista contemporânea. Não podemos perder de vista a constante luta pela emancipação humana, pela garantia dos direitos. Nessa batalha, não se pode vencer sozinho, por isso a importância do projeto coletivo, profissionais e usuários numa constante luta contra as várias formas de violação de direitos.
Neste sentido, segundo BEHRING e BOSCHETTI, 2006, p 195,
 A defesa pelos direitos deve ser concebida como integrante de uma “agenda estratégica da luta democrática e popular, visando à construção de uma sociedade igualitária”. A conquista dos direitos no âmbito do capitalismo “não pode ser vista como um fim em si, como um projeto em si, mas como via de ingresso, de entrada, ou de transição para um padrão de civilidade que começa pelo reconhecimento e garantia de direitos no capitalismo, mas que não se esgota nele”.
Como bem colocado pelos autores, é preciso que se tenha como eixo norteador da prática profissional a Perspectiva de longo alcance, que se faz tão necessária no processo de transformação da ordem social, não nos deixando levar pelo imediatismo e/ou pelo dado, pois este dado representa a expressão fenomênica, pois o fenômeno aparentemente indica algo que não é ele mesmo. Faz-se necessário buscar o seu movimento essencial na sociedade burguesa, desde as suas origens até os dias atuais, só assim podemos compreender as várias expressões da questão social, pois as tendências atuais são nefastas e o aprofundamento das múltiplas expressões da questão social tem-se agravado cotidianamente.

2 comentários: